Dança&Adoração/1

Dançar dentro do templo?

 
 
A dança gospel trouxe uma nova roupagem às celebrações realizadas nas igrejas evangélicas por todo o Brasil. Até um leigo é capaz de notar a paixão, reverência e inspiração que movimentos vindos da alma são capazes de produzir.

As igrejas antes da dança
As igrejas haviam se habituado a um ritual rígido em que se fazia uma oração inicial, cantava-se alguns louvores, juntamente com a congregação, e então se ouvia a Palavra de Deus. A dança gospel provocou uma verdadeira revolução dentro dos templos evangélicos.
 
Imagem cedida por Pixabay
 
Uma das definições de dança é a realização de movimentos com o corpo, geralmente acompanhados de música, para diferentes fins, como expressão de sentimentos ou divertimento. Como o teatro, a ópera, o circo e a comédia, a dança faz parte das artes cênicas ou performáticas, desenvolvidas em um palco para um público espectador. Ela pode apresentar várias modalidades: afro, ballet, jazz, dentre outras.
 
Quer seja por movimentos previamente estabelecidos -a coreografia-, quer seja por movimentos improvisados -a dança livre, quer seja por movimentos inspirados -a dança profética, essa forma de adoração encheu as igrejas de cor e movimento. É como um sopro do Espírito de Deus na Igreja dos últimos dias na face da terra.
 

Dança gospel

A dança gospel conquistou um lugar de destaque na adoração a Deus. Redescobriu-se o imeso valor de se voltar a louvar ao Criador com todo o corpo. O que alguns julgaram ser apenas mais um modismo efêmero firmou-se como um movimento com base bíblica, sólido e organizado em moldes atuais.
 
É incrível assistir às complicadas coreografias cuidadosamente elaboradas e fielmente executadas por dançarinos que não medem esforços para buscar muito mais do que simplesmente dançar. O que torna essa dança genuinamente um ato de adoração é o fato de ser feita por adoradores que adoram o Pai em Espírito e em Verdade.

Enfim, dança nas igrejas

Tenha a dança o propósito de adorar a Deus, ministrar a Palavra ou evangelizar o certo é que ela é um despertamento a todos os que achavam que nada mais os surpreenderia dentro da igreja. É hora de acordar, algo novo e poderoso está acontecendo: um despertar da fé, sem palavras, feito apenas de movimentos cheios de significado.

 

Deixe um comentário