Moda

Sempre Na Moda

Sempre na moda? Reconheço, sou uma das pessoas mais preguiçosas que conheço para escolher, dentre várias roupas, uma para vestir. Sempre penso em como tudo seria mais fácil se tivéssemos uniformes e pudéssemos escolher qual seria o daquele dia.  

Moda pode ser bom


Isso me faz lembrar de uma professora que tive há muitos anos, uma jovem e bela alemã. Casada com um brasileiro, os avós dela vivenciaram a segunda grande guerra. Ela contou para sua pequena turma de alemão que quando o Muro de Berlim caiu os alemães ocidentais foram curiosos fazer um passeio pelo lado oriental e vice-versa. 

Aquele foi um dos lugares mais tristes, disse ela, que já visitou: era sem cor, tudo era em tons de cinza, as pessoas usavam roupas que pareciam uniformes, quase todas vestidas da mesma cor e modelo (cito apenas o que interessa ao artigo, é claro).  
 
Lá, não havia sons nem sorrisos soltos pelas ruas. Então passei a entender e respeitar não só a expressão da individualidade através da moda, mas também como um cartão de visita, o que não deixa de ter sua importância no mundo atual. 

Na moda, eu?


Não que isso deva ser uma preocupação, mas é impressionante como a moda é capaz de dar a cada um a oportunidade de dizer muito, antes mesmo de pronunciar qualquer palavra. Dizer se que você é asseado, cuidadoso ou detalhista, dentre outros.  A moda revela muito da nossa personalidade só pelo estilo de cada um se vestir e até o humor só pelas cores.

 
Estar na moda é ser você mesmo.
Imagem cedida por Pixabay
 
Minha sobrinha é formada em moda e ela tem um dom. Ela é capaz de entrar em uma loja olhar tudo o que existe ali dentro e imaginar looks diversos. Uma vez entrei em uma loja em liquidação, olhei tudo, e pensei, não há nada aqui que eu possa comprar aqui, aquelas araras e cestos me pareciam aqueles jogos com dez mil imagens e temos que encontrar três objetos pequenos, um verdadeiro tormento. Resultado saí em três minutos.


Outro dia, após ter relatado a ela minha desgastante experiência, não pensou duas vezes, me acompanhou à mesma loja e garimpou, como ela diz, com enorme habilidade várias peças. Enquanto isso já ía me dizendo quais peças combinavam umas com as outras. Experimentei todas, e adivinhem só: saí com várias combinações sensacionais. Nunca havia comprado tanto com a certeza de que vou usar tudo, porque ficou bem em mim.
    

Moda pode ser útil


Muitas meninas, não sei dizer que percentual, desde pequenas gostam de se produzir, maquiar e experimentar roupas sem que ninguém as tenha influenciado a se parecerem com a Barbie, é como uma brincadeira. Isso facilita o uso da moda para seu empoderamento quando adultas. 

Dividam esse dom que vocês têm. Afinal ajudar alguém a se vestir adequadamente, quando quer ou precisa, também é um ato de solidariedade e amor. Eu me rendo, reconheço que a moda pode ser minha aliada e agora passei a investir um pouco mais de tempo na produção do meu visual.


 

Deixe um comentário