Amizade, 1ª parte. Você é meu amigo?

Vamos Ser Amigos?

 
Perguntam as crianças, nos primeiros anos escolares aos colegas, quando querem fazer amizade com alguém. Questionamento simples e direto, facilita a vida, encurta distâncias e quebra barreiras. É um treinamento de socialização para a vida toda e faz parte do grande desafio que é a construção da identidade.  O seu objetivo é um só: incluir alguém em uma relação emocional e interpessoal chamada: amizade. Aqui falaremos sobre a amizade verdadeira.

Imagem cedida por Pixabay

Que tipo queremos ser?


Conforme as escolhas que fazemos ao longo da vida, demonstramos que tipo de amigo escolhemos ser e o que os outros devem fazer para nos conquistarem como amigos de verdade. Como na amizade perfeita de Aristóteles, em que se dá e se recebe na mesma proporção, não se baseando apenas na utilidade nem no simples prazer de uma companhia decorativa. A amizade verdadeira é um fim e não um meio maquiavélico (em que os fins justificam os meios) de alcançar um objetivo. Nela  uma parte é sempre enriquecida pela outra, ou seja, sempre há benefício mútuo, não necessariamente no mesmo momento.

Deus é o melhor amigo, sempre.


Quem você considera seu amigo de verdade? Alguns dirão “Deus é o meu melhor amigo”. Realmente, Ele é o nosso modelo perfeito. Mas Deus não é só amigo: Ele é Pai, Irmão, Advogado e muito mais em nossa vida. Sendo assim, ninguém pode ser e fazer tudo o que Ele é e faz.

Eu penso, que ao estabelecermos um relacionamento de amizade com alguém testamos se aprendemos tudo o que o Amigo Perfeito nos ensina. Muito cuidado com o modelo que você escolhe. Se for o traficante da esquina, o cara que gosta de contar vantagem ou algo assim você está mal de modelo, é melhor conversarmos.


Como se aprende a ser amigo?


O amigo de carne e osso que você faz aqui na terra é muito importante. Ele é que vai te ensinar a socializar, brigar, pedir perdão, a ser companheiro para sorrir, chorar, tomar banho de chuva e muito mais. Ele pode ser um parente, irmão em Cristo, vizinho, colega ou simplesmente alguém que surgiu em sua vida. O mais importante não é quem ou como ele é, mas sim o que está sendo compartilhado. Afinal ninguém aprende a ser amigo sozinho.

Não perca a próxima parte do artigo “Amizade: O que é ser amigo?”.

Deixe um comentário