Bíblia Sagrada No Celular. Inclusão digital na igreja pelo compartilhamento de experiências e tecnologia entre gerações.

Tecnologia: bíblia para todos?

Todos já experimentamos alguma tecnologia de última geração capaz de nos dar aquela satisfação de estar no centro dos acontecimentos. Até a explicamos a quem não sabia. Cada época tem suas novidades tecnológicas, mas, o que caracteriza todas é que, passado certo tempo, ela estará ultrapassada, uma nova surgirá, e o que pensávamos ser a última moda torna-se instantaneamente o cúmulo da cafonice. Por isso, é tão importante desenvolvermos uma cultura de inclusão, no caso: a digital, e, falo de inclusão digital na igreja também. Você que é o inovador de hoje, pode se tornar, no futuro, o excluído tecnológico. Então é hora de agir. O que você fará?

Jovem usuária de tecnologia

Novas Tecnologias

Quando a roda surgiu houve uma revolução no transporte de pessoas e cargas; a impressora de Gutenberg aboliu profissões, como a dos copistas de textos; o computador, que exigia conhecimento em linguagens de programação para ser utilizado, passou a ser intuitivo, como um jogo para crianças, a partir das janelas do Windows. Entretanto, a tônica do último século é a velocidade com que as novas tecnologias são desenvolvidas, assimiladas e utilizadas pelo ser humano. E pensar que a “multiplicação da ciência” foi profetizada pelo profeta Daniel há muito tempo (Daniel 12:4).

Cada vez mais a tecnologia invade os templos e a Igreja, que somos nós. Em muitos lugares, não é mais necessário decorar as letras das canções, pois elas são projetadas na íntegra, assim como, as mensagens. Nunca foi tão fácil compartilhar com os amigos o que Deus faz. Você já se preocupou em analisar se as pessoas ao seu redor estão fazendo uso de tecnologia sócioinclusiva? Ou seja, tecnologia capaz de ser utilizada individualmente, e esse uso as aproxime de outras pessoas? O evangelismo é um bom exemplo, o tradicional contato pessoal presencial foi ampliado pelo uso de aplicativos, como “WhatsApp”; e redes sociais, como “Facebook”.

Bíblia No Celular?

O livro chamado Bíblia, carregado com orgulho por todos nós, cristãos, um símbolo de nossa fé, baluarte da Sabedoria de Deus, agora possui inúmeras versões “online” e “offline”, inclusive gratuitas. Reduzida a um aplicativo de celular, facilitou muito a vida, mas em hipótese alguma diminuiu seu valor. Embora ainda prefira a de papel, fora de casa, costumo levar a minha no celular. Essa bíblia no celular pode ser o primeiro passo para uma pessoa se sentir incluída no mundo digital, e talvez, para um irmão, sentir-se incluído na igreja.

Como se apropriar dessa tecnologia?

Primeiro: crie coragem e seja um usuário

Não precisamos ser engenheiros de automóveis para dirigir um carro por mais sofisticado que seja, temos o direito de ser apenas “usuários”. É importante aproveitar cada etapa de nossa existência e receber o máximo de informação que nos for disponibilizada. Portanto, não se deixe abater, ninguém sabe tudo sobre tecnologia, se você tem alguma dificuldade, saiba, que ela pode ser a mesma que muitas pessoas têm ou tiveram. Existem ministérios que fornecem cursos aos interessados em aprender a lidar com essas novas tecnologia, mas se sua igreja ainda não dispõe desse serviço, você pode começar com um bem simples: instalando (ou pedindo para alguém instalar) uma bíblia no seu celular.

Segundo: Aprenda com outras faixas etárias

Manter contato com pessoas de outras faixas etárias é sempre bom, porque nos mostra que o tempo não para, e que precisamos alcançar equilíbrio e satisfação a cada etapa de nossas vidas.

Idosos

Os idosos precisam abrir mão de suas manias e experimentar coisas novas, sempre que a oportunidade surgir. Jamais pense: “Isso não é para mim”; “Não consigo aprender nada novo”; ou “Eu já sei tudo o que preciso, não quero aprender mais nada”. Pense apenas que está se atualizando, afinal você já teve de aprender tanta coisa na vida, uma a mais não vai lhe fazer mal. Não se esqueça: seu filho, sobrinho, neto…só descobrirá como era o seu mundo se você contar. Mostre a ele o que há nesse livro de recordações incríveis que é a sua memória. E, não fique triste se ele, a princípio, negar-se a escutá-lo, você mais do que ninguém sabe que a vida é uma professora exigente, impiedosa, e, com ela aprendemos o que precisamos, quer queiramos, ou não.

Adultos

Os adultos precisam usar a tecnologia sem achar que ela é um fim em si mesmo, ou simples expressão de “status”. Ela é, apenas, uma ferramenta para se alcançar mais tempo em família, relaxar, praticar exercícios e buscar a Deus. Afinal, você é corpo, alma e espírito…caso contrário, seremos eternos frustrados, conseguindo adquirir todas as tecnologias, sempre esperando o próximo lançamento, sem jamais desfrutar disso com quem realmente importa. Conquistar o mundo e não ter com quem dividi-lo é uma vitória vazia.

Jovens

Os jovens precisam ajudar a incluir os mais velhos ao mundo atual. Doe um pouco do seu tempo para ensinar seu avô, sua avó, ou seus pais a aprenderem a lidar com as inovações que não dominam. Você aprenderá muito mais do que ensinou. Lembre-se de que já fizeram isso por você. Mas, esteja disposto a ouvir suas experiências de vida, e, divirta-se descobrindo como as coisas eram feitas no passado: jogos de tabuleiro, pedra-papel-tesoura, pular corda.

Sabe a sua mãe, tia ou avó que fica perdidona com o celular novo? Muitas nem chegaram a experimentar o PC (computador pessoal) e já foram catapultadas ao celular, com uma tela minúscula e inúmeras funcionalidades, antes só disponíveis em sistemas operacionais mais robustos. Pois elas têm o direito de usufruir dessa tecnologia, e sabe quem pode ajudar? Você! Neto, sobrinho, filho…

Por que eu? Por que você? É simples, primeiro: se hoje você está incluso na era digital é porque alguém lhe proporcionou isso, enquanto muitos ainda estão à parte; segundo: porque aprenderá muito mais compartilhando, nem que seja um pouco, esse novo conhecimento do que simplesmente se isolando em seu mundinho, como um zumbi de filme de terror. Ao ver as dificuldades de quem nunca experimentou a tecnologia do início do século XXI, você pode antever as que terá quando for mais velho, e tecnologias ainda mais novas surgirem: as mãos tremem, os olhos a partir dos 40 começam o processo de ajuste da visão e falta energia para atividades simples. Jovem, não se iluda, você um dia também será idoso.

Tecnologia. A Bíblia pode ser intalada em dispositivos portáteis.

Terceiro: Divirta-se

A partir do instante que você conseguiu usar o básico do sistema não pare, só tenha cuidado de não expor sua vida pessoal, contar segredos, ou falar coisas das quais vai se arrepender depois. Apenas aproveite, divirta-se. Especificamente, a internet é como um carro que você passa a dirigir: existem bons motoristas e maus motoristas, independente de sexo, idade ou o modelo de carro. Ela oferece a possibilidade de você conhecer novas pessoas, reencontrar antigas amizades, integrar-se a grupos que falam sobre assuntos que lhe interessam. Não perca a oportunidade e dê boas risadas.

Cultura de Inclusão Digital na Igreja

A interação e troca de informações entre gerações é uma das maiores riquezas da humanidade. Por esse motivo, é tão importante dividir não apenas conhecimento, mas também, vivências, histórias de vida, testemunhos. E o uso de novas tecnologias é um excelente pretexto para as pessoas, da mesma faixa etária, bem como, de faixas etárias diferentes, começarem a interagir mais. É um verdadeiro exercício de solidariedade. Ao dividir o novo você torna a si mesmo, e o mundo em que vive, melhor, e jamais será um excluído. Respondendo à pergunta feita no começo, a hora de agir é agora, e, quem sabe, possamos começar com uma simples bíblia no celular.

Deixe um comentário