Cristão na política pode fazer a diferença na sociedade?

Um cristão na política faz a diferença!

Hoje nossa entrevista fala do cristão na política. Eu entrevisto o vereador eleito no Município de Pelotas, RS, Enéias Clarindo. De um lar cristão, Enéias decidiu fazer a diferença para melhorar nossa sociedade através da política.

Existem aqueles que gostam, os que detestam e os que não estão nem aí para a política. O que você pensa a respeito de critãos na política?

Votar é uma forma do cristão estar na política.

Por que um cristão na política?

Política é muito importante, são os representantes do povo que votam as leis as quais regulam nossas vidas, nessa sociedade, cada vez mais carente de bons princípios. Saber em que uma pessoa acredita (não apenas o que ela diz acreditar) é a base para entender seu comportamento. A partir desse ponto, com a preparação adequada, e muito trabalho, qualquer cidadão (aquele que tem título de eleitor e preenche os requisitos) pode exercer um cargo político, e se for um cristão na política terá muito mais do que bons princípios a trazer para a política.

Onde se localiza na estrutura da administração brasileira o cargo político?

No Brasil existe a administração pública direta e indireta, com seus órgãos, funções e agentes.

Os agentes públicos, são os que exercem uma função em um órgão, e, podem ser:

  • agentes políticos (“chefes” do executivo, legislativo ou judiciário, membros da magistratura, ministério público, procuradores e defensores públicos);
  • agentes administrativos (todos os servidores públicos nomeados para um cargo efetivo ou um cargo em comissão);
  • agentes por delegação (concessionários, permissionários e autorizatários); ou agentes em colaboração (voluntários – em casos de epidemia ou calamidade pública; ou compulsórios – jurados, mesários e tradutores).

Quando o cargo público, que esse agente vai ocupar, é eletivo, ou seja, a pessoa para exercê-lo deve ser conduzida pelo povo através do voto, dizemos que é um cargo político, como Presidente da República e Vereador.

Quero me eleger e ser um cristão na política

Citarei apenas sete passos, dentre os muitos necessários, para completar essa jornada:

  • Primeiro passo: decisão.
    O primeiro passo para se tornar um cristão na política é tomar uma decisão? Como você sabe, essa decisão deve ter a bênção de Deus, pois como tudo mais na vida “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127:1)”. Então ore e busque direção em Deus para saber se esse é o propósito que Ele tem para sua vida. Lembre-se que sua família inteira será afetada por essa decisão. Então, eles são os primeiros eleitores que você terá de conquistar.
  • Segundo passo: preparação.
    Prepare-se. Você não entrará na política para aprender a ser político, mas para trabalhar na política. Você dirige um carro sem saber dirigir? Claro que não! Precisa entender como funciona a máquina pública. O que faz alguém que trabalha no cargo que você aspira. Pesquise, faça cursos, converse com quem tem experiência, mas não se esqueça de ser você mesmo, buscar o seu próprio caminho, pois a renovação é o segredo da república.
  • Terceiro passo: eleição.
    Acha que será fácil chegar lá, esqueça. Terá que ouvir muitas pessoas e saber lidar com todas, portanto defina o que pretende e tenha atitude. Aqui a palavra “astuto como a serpente e simples como a pomba (Mt 10:16)” cai muito bem, afinal não é fácil ser um cristão na política.
  • Quarto passo: trabalho
    Trabalhar, e muito, sem jamais perder o rumo: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Sl 127:1)”. Não seja corrupto ou corruptor, trabalhe para resolver os problemas do seu país/estado/cidade, e não os seus, ou dos seus. Tenha a sua equipe de intercessão.
  • Quinto passo: legado
    Pense o que deixará para aqueles a quem você empenhou a sua palavra. O falar do cristão na política também deve ser “sim, sim; não, não; o que passar disso é de procedência maligna (Mt 5:37)”. Lembre-se que de tudo, um dia, você prestará contas a Deus.
  • Sexto passo: autoconfiança, sim; orgulho jamais.
    Confie em você mesmo, se Deus te escolheu para fazer algo, não interessa, se, os outros, ou você mesmo, pensa que não é alguém, que não sabe nada, ou qualquer bobagem desse tipo: Ele vai te capacitar. Por outro lado, jamais ceda ao orgulho.
  • Sétimo passo: Fé.
    Acredite, acima de tudo, em Deus. O próximo eleito, cristão na política, pode ser você.

Opções: vídeo, áudio e texto

Quer saber mais, então vamos ouvir o vereador eleito Enéias Clarindo. Você dispõe de três opções: assistir ao vídeo, escutar o áudio (para quem deseja ouvir no carro, por exemplo) ou ler a íntegra da entrevista transcrita logo abaixo.

Vídeo

Áudio

ÍNTEGRA DA ENTREVISTA TRANSCRITA

Cleo – Olá seja muito bem-vindo ao viverparadorar.com.br, na sua sala de bate-papo, que é o canal do you tube Viver Para Adorar. Eu sou Cleo Azevedo, escritora. Nós estamos aqui hoje com um convidado que vai nos falar sobre a sua trajetória de vida. Ele escolheu fazer a diferença na sociedade através de uma atividade que está desacreditada no Brasil e no mundo.

Fique até o final pois este pode ser ou vir a ser o seu sonho. Eu apresento a vocês o homem de Deus, cidadão brasileiro e vereador eleito no município de Pelotas para a legislatura 2017-2020, Enéias Clarindo (um cristão na política). Vereador Enéias, tu és uma pessoa de linhagem pastoral, filho de pastor, neto de pastor também?

Enéias – Isto.

Cleo – Irmão de pastor, cunhado de pastor também, e um dia resolvesse fazer a diferença na sociedade através dessa atividade que é a política partidária. Tu és natural de?

Enéias – De Bauru, interior de São Paulo.

Cleo – Bauru, interior de São Paulo e veio para cá ainda pequeno.

Enéias – Seis anos. Nasci num lar cristão. Quando eu me vi como gente meu pai era pastor, meu avô, por parte de pai e por parte de mãe atuavam no ministério, tios, tias, sobrinhos, primos. Por um lado, isso é muito importante, pois sabemos que a criança que nasce num lar evangélico, ela vai receber toda uma atenção e todo um aprendizado da palavra de Deus.

Nós sabemos que a palavra de Deus é a nossa bússola para que a nossa vida possa estar bem orientada. Então eu fui um privilegiado. Deus me deu essa oportunidade de nascer num lar cristão. Graças à Deus, ao longo da minha vida, eu estou hoje com 53 anos, permaneci firme com Jesus. Sou um privilegiado a minha família toda serve ao Deus vivo. Embora eu não esteja atuando no ministério, eu tenho sim, uma participação ativa na igreja.

Cleo – O que te levou a sonhar com a vereança?

Enéias – Eu sempre atuei na iniciativa privada. Tive uma passagem pelo exército brasileiro, foram mais de nove anos e acabei me encontrando na atividade profissional, na área comercial de mídia eletrônica. Em 2004 surgiu em meu coração esse desejo de poder representar o povo de Deus em Pelotas. Bem, conversei com meu pai.

Nós temos aqui uma comunidade muito grande em Pelotas, que é a Igreja do Evangelho Quadrangular. Pelo meu nome eu entendo que não teria condição. Eu não tenho um nome que possa trazer a intenção das pessoas em votarem em mim, mas eu entendia, e foi nesse caminho, que nó tínhamos uma bandeira, qual é essa bandeira: a bandeira de termos na política pessoas com o caráter cristão.

Foi aí que eu iniciei esse sonho. Foi aí que eu comecei a trabalhar, estudar e cheguei onde cheguei através dessa sementinha lá de 2004, quando eu falei, eu desejo ocupar esse espaço, e assim eu fiz.

Cleo – Muitas pessoas sonham em exercer um cargo político eleito pelos cidadãos. Desde conselheiro tutelar, até presidente da república, podemos exercer qualquer cargo. A exigência, aparentemente, é só ser alfabetizado, mas nós sabemos que não é só isso que é necessário depois no período que tem de exercer o mandato. Tu te preparaste para estar aqui hoje?

Enéias – Eu sempre tive um objetivo muito claro de buscar um cargo eletivo. Um cargo que a base se reúne e entende que vai conduzir aquela pessoa a um cargo eletivo. Isso precisa de muito diálogo, precisa de muito bom senso, precisa de muita disponibilidade de tempo. Você tem que ter todas essas pessoas te conhecendo, sabendo qual é o teu projeto, quais são as tuas ideias, de onde você veio, qual é a sua intenção, o que você quer entregar ao final desses quatro anos, quais são os teus compromissos éticos e morais.

Porque eu sempre digo: não existe outra forma de interferir na administração pública do município, do estado, do país, se nós não estivermos filiados a um partido político. Hoje nós vivemos num país que é uma democracia, e para que você possa ocupar esses cargos eletivos você tem que fazer política partidária. Mas foi um desafio. Nós ocupamos esse espaço.

Nós procuramos entender como as coisas funcionam dentro de um partido político. Em 2012, concorremos, fomos o segundo suplente, ficamos na segunda suplência, o partido fez dois vereadores, eu fiquei como segundo suplente. Eu pude ter uma incursão maior dentro da política. Eu ocupei o espaço da presidência do partido por duas gestões e me preparei para 2016. Tive um aprendizado muito importante.

Da mesma forma que eu sempre digo que sou um privilegiado, como comentei contigo lá no início da minha vida, eu também digo que eu sou um privilegiado Deus tinha um plano para minha vida, e precisava me preparar. Em 2012 com a segunda suplência, eu fui convidado pelo então prefeito Eduardo Leite a ocupar uma função na unidade de gerenciamento de projetos, onde eu pude conhecer mais sobre a administração pública: desde a concepção de captação de recursos, da preparação de um projeto, da fiscalização desse projeto, da forma de como licitar esses projetos, da prestação de contas desses projetos e eu pude conhecer a questão administrativa do poder executivo.

Se eu tinha um interesse de ocupar um cargo no legislativo, uma das missões do legislador é fiscalizar o executivo. E volto a dizer, essa minha experiência de mais de três anos dentro do poder executivo serviu para conhecer como funciona o executivo e me preparar para poder também fiscalizar o executivo.

Cleo – O vereador Enéias Clarindo teve todo esse processo de aprendizado para poder exercer esse cargo público também a nível acadêmico. Como é que foi essa tua preparação?

Enéias – Cursei Processos Gerenciais. A minha área de atuação profissional sempre foi a de mídia eletrônica, isso me deu condições para que eu desenvolvesse a minha função de gestão de pessoas e de processos com a formação superior a nível de processos gerenciais.

Cleo – Eu te pergunto isso porque há muitas pessoas que tem esse sonho, e se elas quiserem elas podem exercer também um mandato eletivo, mas isso vai exigir preparação e muito sacrifício também.

O cristão na política deve trabalhar pelo bem comum.

Enéias – Cidadania é fazer política todos os dias. Eu entendo, volto a dizer, que a despeito do que nós estamos vendo todos os dias no cenário nacional e que nos afasta de nós fazermos política, isso é muito ruim, nós não podemos nos carregar desse sentimento de nos afastarmos da política, por que senão, corre-se o rico que outras pessoas com uma intenção não tão cheia de virtudes possam ocupar esses espaços e nós vamos ficar à margem da sociedade.

Então nós precisamos que pessoas de caráter tenham interesse pela política. Se você não gosta de política, é um direito seu, mas você tem que conhecer a política, porque é através da política que nós vamos interferir no nosso dia a dia.

Nós precisamos primeiro motivar os nossos jovens a fazer política, criar um ambiente de discussão com os nossos jovens para que eles possam ter interesse de atuar nos mais diversos cenários da política. E é uma das minhas bandeiras, eu procuro, sempre que eu tenho a chance, conversar com os jovens e incentivá-los a ocuparem esse espaço. Nós temos que ter mais pessoas de caráter conhecendo a política e querendo fazer parte dela, para contribuir com a sociedade.

Cleo – Você que está aí no Maranhão, no Piauí, na Bahia, você também pode se candidatar. Você é uma pessoa de bem e quer mudar o seu país.

Enéias – Eu não vejo nenhum problema, muito pelo contrário, se nós olharmos na palavra de Deus, nós vemos que vários homens ocuparam funções políticas e foram uma bênção para o seu povo. Quero eu aqui destacar José. O Egito era uma potência e José foi escolhido para ser governador do Egito, naquela época os judeus não tinham dignidade, estavam à margem da sociedade.

O que aconteceu quando José que era um homem temente a Deus governou o Egito? Deu dignidade ao povo de Deus, não deu privilégios não, deu dignidade; deu trabalho e dignidade. Temos vários outros personagens da bíblia, nós observamos homens com caráter cristão na política, ocupando espaços públicos e sendo bênção, para o seu povo, e para a sociedade.

Eu costumo dizer, e essa frase não é minha, é do ex-prefeito Eduardo Leite: não existe faculdade para prefeito, não existe faculdade para vereador. Você assume um cargo eletivo e nesse período você terá acertos e erros, eu espero, ao final desse período, que eu tenha mais acertos do que erros.

Cleo– Saldo positivo.

Enéias – Mas isso não basta você tem que buscar conhecimentos e aprimorar o que você aprendeu e tenha a certeza de que as decisões que você toma muitas vezes são políticas, mas muitas delas são técnicas e você tem que conhecer a administração pública que É bem diferente da iniciativa privada.

Existe uma legislação, existe a nossa constituição, a lei orgânica do município e você tem que conhecer para exercer esse papel tão importante na sociedade. Eu sempre digo e repito sempre que tenho a oportunidade: eu estou na inteira dependência de Deus, e não é só, neste momento aqui, na legislatura a qual eu cumpro o meu mandato.

Na minha vida, eu tenho essa consciência de que eu estou na inteira dependência de Deus. E, se eu tenho fé nisso, eu tenho que exercitar. Isso me deixa muito tranquilo com relação as decisões que eu tenho que tomar, porque eu repito eu estou, creio, na inteira dependência de Deus.

Cleo – Então essa foi a nossa entrevista com o (cristão na política) vereador Enéias Clarindo eleito aqui no município de Pelotas. Ele teve um sonho, projetou, realizou seu projeto de vida, e agora está aqui, na Câmara de Vereadores.

Parabéns Enéias, muito obrigada, o VPA te agradece por essa entrevista. E o meu desejo, de todos os cristãos e também de toda a sociedade brasileira é que ao final do teu mandato tu continues sendo um homem íntegro, reto e temente a Deus.

Propaganda da Entrevista

O que achou dessa entrevista?

Deixe o seu comentário. Curta e Compartilhe com seus amigos o VPA e nossas entrevistas. Nelas você encontra histórias de vida para inspirar, desafiar e encorajar você a realizar, os seus sonhos, em Deus.

Deixe um comentário