Tipos de amigo
Como ser um péssimo?
Como ser um péssimo amigo Imagem cedida por Pixabay |
Inveje o que ele tem, afinal você é que merecia ter as coisas que ele tem: como a casa, o carro, viagens, roupas e até a namorada ou o namorado. Seja manipulador querendo tirar vantagem em tudo e lucrar a cada situação.
Ou então, seja o outro tipo. Massageie o ego dele, com elogios e bajulações mesmo que sejam mentirosos. Nunca lhe diga a verdade. Assuma uma aparência artificial, que não é a sua verdadeira identidade só para agradar e dar prazer ao outro, quer seja por que você não querer que ele o mande embora, por não ter coragem de ser você mesmo, ou por simples preguiça.
Assim você não só será um péssimo amigo, como também, terá um de mentira. Você faz de conta que é amigo dele e ele faz de conta que acredita. Não se preocupe, essa falsa amizade verdadeira é um natimorto (já morreu antes de nascer) e o fim dessa história você já conhece: decepção e solidão.
Como ser um bom amigo?
Seja você mesmo, seja verdadeiro, diga a verdade. É difícil reconhecer falsos amigos, aqueles que só querem tirar vantagem de uma amizade. A desconfiança é a marca dessa geração. A solução encontrada por alguns é um tanto radical: considerar todos inimigos até que provem o contrário. Considero um pouco exagerado mas é uma forma de peneirar certos candidatos.
Como ser um bom amigo Imagem cedida por Pixabay |
O mais importante para quem tem Jesus como único e suficiente Salvador é: ver o amigo e por ele ser visto com os olhos de Cristo. Isso faz toda a diferença.
Por que eu deveria fazer amigos?
Toda relação de amizade é bilateral e necessita de contínua atualização (como antivírus) pois tanto eu como meu amigo podemos mudar. O verdadeiro teste de sobrevivência de qualquer amizade é a própria sequência da vida. A idade e a maturidade que temos quando ela se forma geralmente diz que vivências serão compartilhadas.
Por que eu deveria fazer amigos? Imagem cedida por Pixabay |
Vestibular, primeira(o) namorada(o), casamento, cachorro, primeiro(a) filho(a), emprego, casa própria, perda de pessoas queridas. Todas essas transformações depuram a relação e a tornam única. Certamente, não é a quantidade de circunstâncias experimentadas que torna uma amizade verdadeira, mas as marcas compartilhadas que cada uma delas produziu.
Numa adversidade o bom amigo ora por você, não o deixa sozinho até você estar fortalecido, jamais desiste de acreditar que você vai conseguir, e é um dos seus maiores fãs, por isso, sempre torce pelo que for melhor para você.
Existem muitas frases as quais eu gosto de citar, principalmente, entre jovens e adolescentes, que ainda estão descobrindo que tipo de relação de amizade decidirão ter. “Amigo de verdade é como sapato confortável, com eles, a jornada torna-se um prazer.” “Não pergunte o que seu amigo pode fazer por você, mas o que você pode fazer por seu amigo (parafraseando John Kennedy)”.
Não se sinta solitário. Aprenda a fazer amigos de verdade. Você quer ser meu amigo?
Leia os outros artigos sobre amizade: “Vamos ser amigos?”, “O que é ser amigo?”, “Sem amigos“.