Amizade, 2ª parte. O que é ser amigo?

O que é ser amigo? 




Amigo é aquele que você chama para as “selfies”, pois todos podem faltar menos ele. É compartilhar a vida; interesses, habilidades e atividades. Compreender o outro, ser simpático e sincero com ele. É preocupar-se com esse ser que passou, de um entre tantos, a um ser “único”, como diria Exupéry. O amigo verdadeiro é aquele que permanece amigo, mesmo que o tempo e a distância os separem. Não importa se concluiu uma graduação, adquiriu barriga, ou ficou com os cabelos brancos…, ou melhor, loiros. Basta a conversa iniciar e aos poucos já se tornaram íntimos novamente.

Autoconceito


Com o passar do tempo construímos nosso autoconceito e já não importa o que os outros pensam de nós. Sou o que sou, e quem me quiser como amigo terá de me aceitar assim. A maneira de conquistar amigos muda. Continuamos escolhendo e sendo escolhidos também, porém, o filtro serão nossas ideias e atitudes. O convite não é mais feito pela pergunta título do artigo anterior, mas por um compartilhamento cada vez maior do viver, e, quando percebemos, não podemos deixar de ouvir a opinião daquela criatura alçada à qualidade de amigo. E tanto faz se essa convivência é real ou virtual. Pois, por vezes, somos mais íntimos de um amigo virtual do que do irmão de sangue que mora na mesma casa. 

Descubra seus interesses


Amizade é um conceito subjetivo e cultural. Sua compreensão, importância e significado variam ao longo da vida. Porém, é sempre estabelecida com base em algo comum. Descubra seus interesses, e, depois, quem se interessa pelo mesmo que você. Conforme definimos nossos interesses, descobrimos que há outras pessoas que possuem os mesmos que nós. 

Amigos diferentes


A amizade muitas vezes ocorre entre seres de espécies diferentes. Quem não assistiu ao filme ou leu o livro “Marley e eu”, que conta a história real de uma família e seu amigo canino. São dois seres vivos em uma relação única, repleta de altruísmo, empatia, honestidade e lealdade, não é? Então, eu a chamo de amizade. 

O que é ser amigo?
Imagem cedida por Pixabay


Não podem faltar na ficção


Para os escritores é quase impossível escrever um livro sem uma boa história de amizade verdadeira. O detetive britânico Sherlock Holmes e o amigo relator de suas aventuras, fictícias, Dr. Watson; o Professor Annorax e seu fiel amigo Conselho no Submarino do Capitão Nemo, em Vinte mil Léguas Submarinas.

Amizades reais

Mas são as histórias de amizades reais que me encantam. Para mim uma das narrativas mais lindas sobre amizade está na Bíblia (ISamuel 18:1). Ela relata que Jônatas, filho do rei Saul, não conhecia Davi, e o ouviu conversando com seu pai. A Palavra diz que quando Davi acabou de conversar com Saul a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como a sua própria alma. Que possamos encontrar alguém a quem possamos amar como a nossa própria alma.

Leia o artigo completo “Amizade: Vamos ser amigos?” e “Amizade: Sem amigos?“.

Deixe um comentário