Filmes. Como você reage a “Prova de Fogo”, “Deus Não Está Morto”, “A Cabana”? Sua resposta revelará mais do que você imagina.

Como você reage a filmes inspiradores? Sua resposta revelará mais do que você imagina.

“Prova de Fogo”, “Deus Não Está Morto” e “A Cabana” são apenas alguns títulos de filmes que inspiram milhões de pessoas todos os anos. Mas inspiram a que? Isso depende! Com que olhos você assiste ao filme: piloto de avião, advogado de acusação, degustador de sopas ou coletor de material radioativo? Descubra quem você é?

Piloto de avião

Se você for um cristão que aproveita tudo o que a tecnologia proporciona a favor da sua causa, assistirá ao filme com a expectativa de desfrutar de uma obra de arte que fala sobre o Salvador, Jesus Cristo. Se vai gostar, ou não, só saberá após os créditos finais, e gostando, sentir-se-á fortalecido e encorajado na sua fé. Nesse caso você é como um piloto de avião, executa toda a checagem padrão de segurança, decola e curte a viagem do filme. Pilotos são os responsáveis por conduzir a aeronave, os tripulantes e todos os passageiros a salvo até o destino final. Como poucos conhecem as armadilhas e os riscos que cada viagem traz, são capazes de realizar manobras incríveis e veem tudo de uma posição privilegiada, a mais próxima do céu (metaforicamente falando).

Seja como um piloto de avião ao assistir a um filme.

Advogado de acusação

Caso seja um cristão que, se vai ao cinema, carrega seus preconceitos na carteira, em vez do evangelho simples de Cristo, você é semelhante a um advogado de acusação, só preocupado em pinçar a mínima evidência contrária às suas ideias. Leva até um caderninho para anotar cada enfoque diferente do que aprendeu. Sairá decepcionado, pois nada atingirá sua expectativa de como se deve falar de Cristo. O filme é culpado por ter sido feito: quer seja daquela forma, por aquelas pessoas, com aquela abordagem. Não digo que não observe, analise, contextualize e chegue a suas próprias conclusões, mas não seja apenas um crítico destrutivo a qualquer obra que encontre pela frente. Muitos filmes que amei, para mim inesquecíveis, sequer, tiveram boa avaliação pela crítica, enquanto outros, que tiveram, os achei insuportáveis. Aproveite para renovar sua mente, já que as pessoas alcançadas por filmes como esse, provavelmente, jamais seriam atingidas de outra forma.

Degustador de sopa

Embora haja muitos cinéfilos de mente aberta que assistem, por livre escolha, qualquer tipo de filme, a maioria das pessoas prefere determinado tipo. Convidar alguém que não acredita em Deus para ver um filme cristão é como pedir ao amigo para acompanhá-lo a uma grande degustação de sopas. Ao convidado, a princípio, parece a coisa mais sem graça que poderia existir. Por que não de massas, queijos ou carnes, tinha que ser de sopa? Mas, se ele assistir com a mente aberta, será capaz, no mínimo, de observar a expressão artística do gênero. Como todo degustador de sopa, descobre que algumas são horríveis ao olfato e ao paladar mas costumam ser as melhores para a saúde, que os aromas são inebriantes, e podem conter muito mais do que imagina. O corajoso degustador pode até não gostar de sopa, mas, passará a tratá-la com o devido respeito.

Coletor de material radioativo

Quem não crê em Deus e assiste a um filme cristão com a ideia fixa de que Ele não existe, de que os crentes são uma praga, todos ignorantes, manipulados e massa de manobra, costumam sair irritados das salas de cinema e convictos de que jamais serão crentes.

Como trabalhadores de usinas radioativas, entram paramentados para evitar qualquer tipo de contaminação, nada exposto, descontaminação total após o evento, e o objetivo é descartar todo e qualquer argumento pró Cristo. O mínimo brilho já é considerado radiação e descartado em local bem isolado, afinal não importa quanto tempo passe, a vida útil do que se denomina “Palavra de Deus” parece não ter fim, milhões de anos é pouco para contar.

Ah, filmes. Não descarte coisas boas como se descarta lixo radioativo.

Entretanto quem faz filmes evangélicos só está empenhado em revelar Jesus de uma forma compreensível, e se isso incluir você, melhor. Só isso. Você é que vai meditar a respeito e chegar às suas próprias conclusões. Uma vez exposto a essa mensagem não pense que você está imune. Na verdade, acontece o contrário, você terá recebido o que o evangelho aponta como semente, e ela poderá germinar e trazer vida. Saliento que esse ciclo é altamente contagioso. Mas, diferentemente das partículas radioativas, tão temidas por serem mortais, essas são as únicas capazes de produzir vida, e vida eterna com Deus. Após uma exposição às Cristo partículas, por mais breve que seja, você, mesmo sem perceber, ou aceitar, nunca mais será o mesmo.

Sua opinião faz a diferença. Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário