5 motivos para a novela “Os dez mandamentos” tornar-se um grande sucesso. Saiba mais.

A novela “Os Dez Mandamentos” e seu sucesso no Brasil

A história bíblica narrada no Livro de Êxodo, que conta a saída do povo hebreu da escravidão no Egito, sob a liderança de Moisés, é muito conhecida. Várias adaptações foram feitas para cinema e televisão em diversos países, sempre com audiência, no mínimo, considerável. Em 2016, no Brasil, em formato de novela, escrita por Vivian de Oliveira e direção geral de Valter Avancini, com o título de “Os Dez Mandamentos”, esse relato ganhou uma nova dimensão. Sucesso inquestionável de audiência! Leia até o fim e saiba por quê.

Protagonistas de "Os dez mandamentos".

Motivo 1. Capacidade de gerar expectativa

A história da novela “Os Dez Mandamentos” no Brasil é muito mais do que simplesmente o relato de uma rede de televisão em busca da liderança no mercado. Com essa produção, a  Rede Record de televisão alcançou níveis históricos  de audiência, maior que a emissora líder.

Os personagens começaram a fazer parte das conversas: o dissimulado Corá, a terrível Yunet, o bem-humorado Simut. Suas relações pessoais e as situações que vivenciavam, comum a muitos atualmente, produzia a cada dia uma reflexão diferente. Assim, essa trama, relatada em meio a uma das histórias mais conhecidas da humanidade, gerou uma expectativa diária. O que só fez crescer a quantidade de fãs organicamente. Ao final, já eram milhares à espera dos próximos capítulos.

Motivo 2. Ideário de felicidade

A maioria do povo brasileiro não dispõe de tevê por cabo, nem costuma frequentar teatro ou cinema. Sobra o mais econômico e popular meio de diversão e entretenimento disponível: assistir à televisão aberta. Por décadas, a emissora, distanciada líder de audiência, ditou moda e costumes, através de uma produção de qualidade e grande alcance de sua rede.

Entretanto, foi a novela “Os dez Mandamentos ” que conseguiu capturar o ideário de felicidade dos telespectadores. Transpondo a linha do mero entretenimento cultural, tornou-se um portfólio de modelos a serem analisados e até seguidos. Quando os telespectadores perceberam a alternativa não perderam a oportunidade, mudaram de canal e tiveram uma grata surpresa, pois havia algo diferente.

Motivo 3. Unanimidade

A televisão é o principal meio de comunicação de massa, alcançando 65% da audiência, seguida pela internet, e, finalmente, pelo rádio. Porém, o Brasil é um país gigantesco com 8.516.000 km² e 207,8 milhões de habitantes. É óbvio que não há unanimidade sobre o que o povo brasileiro prefere assistir habitualmente na televisão.

As pessoas passaram a conversar nas ruas sobre essa novela, pois quem não a assistia, ao menos, sabia sua trama. Ela alcançou unanimidade entre “seus” telespectadores. Houve momentos chatos, sim. Excesso de câmera lenta, sim. Exagero na recapitulação de recordações, sim. Porém, nem isso desestimulou a audiência. Foi uma estratégia vitoriosa. Prova disso foi sua audiência perturbadora.

Motivo 4. Conteúdo Diferenciado

Qualquer programa, mesmo ruim, pode ter uma grande audiência se houver uma divulgação excelente e se ele for veiculado apenas uma vez. As pessoas assistem só por curiosidade. Mas, se a exibição dessa programação se prolonga no tempo, só terá audiência se o público a eleger como sua, caso contrário trocará de canal.

“Os Dez Mandamentos” seguiu uma linha que até então não havia sido posta em prática com tanta efetividade. Algo inovador entrou no ar. Apesar de falar os mesmos assuntos de outras novelas, como: roubo, corrupção, traição; a referida novela, repaginou o horário nobre.

Ocorreu uma sintonia fina com o público. Ela reinaugurou o momento família esquecido nos lares brasileiros, e despertou os telespectadores a sonharem com uma vida melhor para “todos”. A ambientação, cenários e figurinos foram suficientes para imergir o telespectador na história da vida de Moisés. Sucesso conquistado. Assim a teledramaturgia brasileira viu nascer um novo segmento de produção na televisão, as histórias bíblicas.

Motivo 5. Inspiração

Quando se faz um trabalho para que o público escolha entre o seu conteúdo e o de outra pessoa, sempre se tem a esperança de obter sucesso. Ou seja, produzir conteúdo de qualidade que capte os desejos e anseios de quem o recebe. Mas isso não é tão fácil como parece. Principalmente, se esse meio é concorrido, e, equipamento e tecnologia fazem diferença como é o caso da televisão.  Realmente foi uma façanha o resultados alcançado.

A maioria dos críticos não gostou e eu entendo que tenham visto apenas os aspectos técnicos, dos quais têm conhecimento, e muito. Mas, quem dita se um programa tem sucesso ou não é a audiência. Isso por que ela não avalia apenas um dado instante e o julga. Ela estabelece uma relação de troca quase pessoal com os personagens. No caso de “Os Dez Mandamentos”, foi entregue algo que poucas coisas atualmente são capazes de propiciar: chama-se inspiração. E você, o que extraiu desse folhetim bíblico?

Esse é um artigo de opinião. Pelos olhos de quem viu.

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