Baleia Azul-Blue Whale, o que todo adolescente deve saber sobre o Jogo da Morte/1

Blue Whale Game – Baleia Azul – parte 1


O que é o jogo da morte baleia azul?

 
O jogo, conhecido como jogo da morte, denominado “Blue Whale” (baleia azul em inglês), tem 50 níveis de desafios com dificuldade crescente. Ele circula pelas redes sociais (como pelo face russo, o VK) e agrega somente os que aceitam praticá-lo incondicionalmente. O que, aparentemente, é apenas um simples teste de superação e coragem, revela, a cada etapa, ser muito mais do que isso.
 
A atratividade do jogo consiste em provar que se consegue fazer coisas diferentes, incríveis, corajosas e blá, blá, blá. A cada etapa vencida, o atleta de web game sente-se mais poderoso por ter conseguido cumprir  o que lhe foi solicitado. A ilusão do jogador é de que fará parte de um grupo muito “especial”. 


Imagem de uma baleia azul cedida por Pixabay
www.viverparadorar.com.br


Pois saiba que desse grupo (segundo informações divulgadas nos meios de comunicação) os participantes são muito bem tratados nos níveis iniciais, mas por pouco tempo. Não se iluda, os donos desse jogo só querem uma vítima que poste, ao menos, uma foto antes de se suicidar, para que a quadrilha que incentiva esse tipo de comportamento fique com todo o lucro, sucesso e fama. O grande troféu, sem dúvida, é a vida que conseguiram tirar.


As vítimas do Blue Whale e suas vulnerabilidades

 

As grandes vítimas do jogo da morte até agora têm sido os adolescentes. É que nessa fase os jovens enfrentam desenvolvimento psicológico intenso, amadurecimento corporal, o processo de individuação, a assunção de responsabilidades, sem contar: ENEM, PAVE, escola, pais, emprego. Tudo isso com a auto-estima lá embaixo. É um mundo que, figurativamente, cai na cabeça deles sem que tenham pedido.
 
Se alguém chamar um adulto, maduro e bem resolvido, de: gordo, covarde, perdedor ou feio, provavelmente ouvirá como resposta: -“Tu achas? Problema teu”. Mas, quando se é adolescente as coisas são diferentes, isso entra como uma adaga afiada cortando a alma. 


Você se sente vulnerável?

Se somado a tudo isso houver situações que propiciem vulnerabilidade, tais como: divórcio dos pais, rompimento de um relacionamento com o namorado ou a namorada, depressão, dificuldade para se enturmar e fazer amigos, sensação de invisibilidade, esse adolescente se transformará na vítima perfeita para o golpe mortal da baleia azul. Pobre baleia azul, se ela pudesse agir, com certeza, proibiria o uso da sua imagem
 
Mas qual é a verdade por trás desse desafio? Para o jogador, o que realmente acontece vai ficando cada vez mais, ou, talvez, cada vez, menos claro, à medida que o jogo vai chegando ao seu final. Ele não percebe, que a cada etapa, torna-se mais dependente emocionalmente de provar que é capaz de realizar o desafio, só para não decepcionar aquele que o transformou em escravo. 

Interessante, é que nem sempre, os adolescentes e jovens, conseguem obedecer aos pais, que lhes deram a vida, pagam sua comida, roupas e calçado; entretanto, realizam “diligentemente” (esse é o termo usado no jogo) tudo o que um estranho desprezível, que quer matá-los ordena, impõe, sugere.  
 

Você já recebeu um convite para participar do Jogo Baleia Azul? 

 
Quem não gosta de um joguinho de desafios online? Eles parecem todos iguais: níveis a serem vencidos, a cada etapa nos sentimos mais semelhantes ao avatar escolhido. Então de repente aparece algo diferente, que eleva a palavra jogo a um nível mais elevado na classificação dos desafios; algo pessoal, instigante, que impõe regras, e exige que se dê tudo em troca, corpo, alma e espírito.

Raramente se pensa qual o objetivo de um desenvolvedor de jogos quando cria determinado jogo, mas todos têm um. Alguns são educativos, estimulam a inteligência matemática, outros a musical e assim por diante, e com certeza são os que menos jogamos. Por que então alguém criaria um jogo cujo último nível é o suicídio. Você já pensou nisso? Pois deveria


Alerta

de ler esse texto quantas luzes de alerta já piscaram na sua mente? O alerta é dado, mas o NÃO é seu. Quer ver mais sinais? Se alguém disser “esse é um caminho sem volta”, “não conte isso a ninguém”, “tenho todas as suas informações e vou encontrá-lo, puni-lo e também a quem você ama”. Só falta dizer: “venha para o lado negro da Força”.

Ora essas são palavras de um bandido querendo roubar algo de uma vítima. As pessoas envolvidas com esse jogo estão sendo investigadas por associação criminosa, lesão corporal e homicídio segundo a polícia civil. E pode ter certeza de que eles serão punidos com o rigor da lei. Contudo, ainda que algum escape, o fim deles será de tristeza, dor e trevas, pois essa é a recompensa de pessoas ruins.  


Não seja uma vítima indefesa do baleia azul

Nesse caso, não seja uma vítima indefesa, a melhor defesa é o ataque. Diga: “não aceito esse desafio”. Conte imediatamente aos seus pais ou responsáveis o que está acontecendo. Jamais acredite em um estranho que diz: “confie em mim“.
 
Quando estiver enfrentando um desfio na sua vida, não se desespere. Sempre há pessoas que querem te ajudar. Procure sua família, seus amigos verdadeiros, seu pastor, uma igreja, e acima de tudo, entre em seu quarto e repita essas palavras: Deus eu estou desesperado, socorre-me, eu preciso de ajuda, sozinho eu não consigo sair dessa situação. Acredite, Deus responderá.  



Lembrete


Não jogo, não incentivo a jogar e não cedo links para entrar no jogo baleia azul, vá procurar algo melhor para fazer com a sua vida.
Deixe o seu comentário, mesmo que discorde do que falei.
Se quiser pode me enviar um e-mail e tirar suas dúvidas.

Não perca a segunda parte desse artigo

Deixe um comentário