Dançar&Adorar/3

 
 

Dançar, uma necessidade.

 
A dança se espalhou pelas igreja evangélicas como fogo em palha seca. Isso é perfeitamente compreensível. Durante muitos anos a única forma de louvor e adoração com espaço disponível na igreja foi a música, basicamente, canto e acompanhamento instrumental.


VPA Dançar&Adorar3


Tocar, cantar e só



Os que não sabiam tocar um instrumento ou cantar mais afinado sentiam-se excluídos do ministério de louvor e adoração. A adoração a Deus é eterna e muito mais do que os serviços que podem ser distribuídos entre as pessoas em uma comunidade. Ela se renova continuamente. Também reflete a expressão cultural de um povo no tempo e no espaço.  Felizmente, os ventos de mudança sopraramEsse é o momento para a dança nas igrejas. 


Plenitude


Existem os que como eu são adoradores que dançam no banco da igreja, em casa, enfim, sem expor a figura dançando pois ela não inspiraria ninguém. Mas há aqueles que além de adoradores são artistas e o que fazem, como toda a arte, inspira o ser humano a algo mais. Esses podem agora se expressar em toda a plenitude de seu ser.


Começar a dançar por amor 


Em uma igreja, as atividades desenvolvidas surgem, natural e organicamente, conforme haja a necessidade e a oportunidade de supri-las. Os primeiros passos no desempenho dessas tarefas geralmente são de maneira amadorística, como bem diz a palavra, feita por amor. Entretanto, com o passar do tempo e o desenvolvimento pessoal, esses indivíduos se transformam em profissionais nas mais diversas áreas.

Profissionalismo com unção


Atualmente existem workshops, encontros e congressos que falam  especificamente de dança gospel. Verdadeiras mensagens cristãs em um formato diferenciado. Produções cheias de qualidade à qual se pode levar toda a família – e convidados. Muitas pessoas jamais entrariam em um templo mas a um teatro iriam com prazer. 


Um recado para todos 


Então, a dança, que surgiu como simples expressão de louvor e adoração transformou-se em um método de ensino e evangelismo inigualáveis. A igreja ainda não faz ideia do significado desse momento em sua história. Que saibamos entendê-lo e aproveitá-lo. Ele quer nos dizer algo, talvez seja, que devemos ir além do convencional.



Veja também “Dançar&Adorar/1: Dançar dentro do templo?” e “Dançar&Adorar/2: Igreja, berço de grandes talentos.”          
         

Deixe um comentário